Estudo - Dom de Línguas - parte 1

Baseado no livro: "O Dom de Línguas", do pastor D'Paulo Ribeiro.





Muitos crentes, às vezes com anos de caminhada com Jesus, ainda não compreende o valor e necessidade de possuir o dom de línguas concedido por Jesus através do Espírito Santo de Deus.
Portanto, esse pequeno estudo visa lhe ajudar a compreender porquê TODO CRISTÃO DEVE FALAR EM LÍNGUAS. 

1º) O primeiro passo é entender que a plenitude poderosa do Espírito Santo é uma promessa feita pelo próprio Deus e que foi realizada, cumprida.

"E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes.Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias." Atos 1:4,5
Nos capítulos iniciais de Atos percebemos que os discípulos passaram 10 dias em oração e adoração. Eles aguardavam a vinda do Espírito Santo e isso nos dá uma dica de como devemos nos comportar ao pedir a virtude do Espírito a Deus: com determinação, em oração e adoração completa.
Por esse viés, precisamos entender que existem 3 tipos de línguas e elas não são as "línguas angelicais" citadas em 1 Coríntios 13.1. 

A) Línguas estranhas como evidência: (1 Coríntios 14.4)
Elas funcionam para evidenciar, provar, que o cristão foi batizado com o Espírito Santo de Deus (conforme nos mostra Atos 19.1-6) e para comunhão pessoal do crente com Deus.
O versículo referencial prova que o que fala em línguas desconhecidas edifica-se a sí mesmo, tem um crescimento em sua vida espiritual.

Leia Efésios 6.18. "Orar no Espírito" não significa orar em pensamento, como muitos acham, mas sim orar em línguas, assim, o próprio Espírito nos interpreta, o gemído do nosso espírito, para Deus.

Leia Judas 20 e 21. Veja que orar no Espírito, ou seja, orar em línguas edifica a nós mesmos e a nossa fé em Deus e nos conserva no amor de Deus, ou seja, é a forma de nos manter fortes espiritualmente e manter nosso amor por Deus sempre aquecido.


B) Línguas estranhas como dom espiritual para a igreja: (1 Coríntios 12)
São as chamadas línguas públicas, que trazem uma mensagem para alguém ou para a Igreja e que necessitam de interpretação:  Línguas Estranhas + Interpretação = Profecia. (1 Co 14.3). Elas servem para exortar, consolar e edificar. Se não fizer nenhuma dessas 3 finalidades, não é profecia.


C) Línguas estranhas como sinal de poder: (Atos 2.4-11)
Essas são as línguas manifestadas no dia de Pentecoste e até hoje. São os idiomas naturais entendidos e falados pelos homens. Idioma Comum. Ocorre, por exemplo, com um missionário em terras distantes que não conhece o idioma local e é cheio pelo Espírito Santo e começa a pregar e ser entendido pelo povo local.


2º) Agora que você entendeu quais são as variedades de línguas que a Bíblia nos fala, é necessário que você saiba a quem deve pedí-las. Lembre-se que a virtude do Espírito é a promessa feita e cumprida pelo Pai e que é o Pai quem opera tudo em todos conforme nos diz 2 Coríntios 12.6. 
Dessa forma, quando analisamos 1 Coríntios 12.8-10 vemos que tudo é dado pelo Espírito.

Essa palavra "pelo" é do grego  δια - "através de"; "por meio de"...

 Assim, entendemos que é Deus quem dá os dons e manifestações a todos nós através do Espírito Santos em nome de Jesus, o Filho.
 Deus, o Pai opera por meio do Filho e o Espírito manifesta.

Muitos crentes oram ao Espírito Santos pedindo que Ele os batizem, entretanto, quando alguém almeja ser batizado e receber o dom de línguas, ou um ministério, é ao Pai que deve orar e pedir em nome de Jesus e assim, quando Deus opera e libera a resposta, o Espírito virá e manifestará essa operação na vida da pessoa.
Leia com ATENÇÃO até que você entenda: Deus, O PAI, opera nos céus (1 Co 12.6), Jesus, O FILHO, dar o batismo (Mateus 3.11) e o Espírito Santo manifesta na terra, na vida da pessoa (1 Co 12.7)

Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir! Lucas 11.13

 3º) Por último, creio que muitos querem saber: por que não falo mais em línguas? Por que não sou batizado? Por que não tenho dons?

Saiba que, os dons só realizam mudanças em nós se forem usados, colocados em evidência. Se você um dia já orou em línguas estranhas e já não ora mais, saiba que elas estão dentro de você. Você só precisa falar. "E começaram a falar em outras línguas"..... Essa tem que ser uma atitude sua. Reconstrua seu altar, ore e adore como os discípulos e manifeste o dom que o Espírito Santo já manifestou na sua vida. Ninguém perde dons, talentos, apenas enterramos. Muitos não falam porquê tem vergonha, acham que são coisas da sua cabeça. Mas não são. DESENTERRE E FALE!

Se você nunca falou ou não tem nenhum dom ou ministério, saiba que 1 Co 14.1 diz: " [...] Procurai com zelo os dons espirituais." Os dons são desejáveis, são procurados e pedidos por nós a Deus em nome de Jesus. Você precisa ter disciplina e disposição se quer algo de Deus. PEDI, PEDI E DAR-SE-VOS-Á!

Comentários

Postar um comentário