É natural que muitos tenham dúvidas sobre como realmente devemos orar. Essa dúvida esteve no coração dos próprios discípulos, mas, para nossa alegria, o Mestre nos dá um modelo ideal.
Equivocadamente, algumas pessoas entendem que, por se tratar de um modelo, o pai-nosso deve ser repetido várias e várias vezes como forma de oração. Entretanto, lembre-se do que o próprio Jesus disse:
"E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus [...]" Mateus 6.7,8
Então, abra sua Bíblia em Mateus 6.9-13 e vamos estudar um pouco.
9. "Portanto, orem da seguinte forma:
'Pai nosso, que estás nos céus!Santificado seja o teu nome."
Perceba que o verbo "orar" está claramente nos indicando que se trata de uma ordem!
OREM!
Uma vida de oração é algo obrigatório, um mandamento, na vida de um filho de Deus. Não é uma escolha e muito menos um conselho. É uma ordem que nós, como servos, devemos obedecer seguindo passos: "da seguinte forma". Há uma forma, um molde a ser seguido que deve ser:
- "Pai nosso" - Reconhecimento da sua posição de filho e, como filho, você tem intimidade. A oração é um momento íntimo dado aos filhos que tem temor e respeito, pois é isso que um pai merece: respeito e obediência. Além disso, o pai é "nosso", então, devemos ser humildes e reconhecer que não somos melhores do que ninguém no momento da oração.
- O Pai está "nos Céus": isso trata da Soberania de Deus. Significa que Ele está acima de nós e sua autoridade e grandeza devem ser reconhecidas e temidas.
- Reconhecimento na oração da santificação de Deus e da autoridade dele: "Teu Nome".
10. "Venha o teu Reino;
seja feita a tua vontade,assim na terra como no céu."
Quando lemos: "Venha o Teu Reino" entendemos que, muitas pessoas ainda não receberam, não aceitaram, o Reino de Deus em suas vidas. Muitos ainda necessitam entender que há um Rei que é soberano e manda em tudo e que a vontade Dele deve ser feita plenamente na terra da mesma forma como ela é feita nos Céus.
Se você já entendeu e já recebeu esse Reino na sua vida, ore por aqueles que ainda não conseguiram compreender que há um Soberano, uma Monarquia para que venha até às suas vidas essa autoridade.
Na oração, devemos demonstrar a nossa submissão à vontade perfeita de Deus e a disposição em cumprir plenamente a ordem do Rei. Ou seja, você precisa ter o sincero reconhecimento de quem Deus é.
11. "Dá-nos hoje o nosso
pão de cada dia."
pão de cada dia."
"Dá" é um pedido, uma súplica, algo em que você entende que é dada por graça de Deus.
"Hoje" trata-se da oração diária, a oração sem ansiedade e com fé de que Deus é poderoso para suprir as necessidades básicas de hoje e de amanhã.
Assim, é como dizer: " não por merecimento, mas sim por Graça, dar a mim e a meus irmãos em Cristo o que necessitamos para viver. Peço por hoje pois sei que o Senhor providenciará o hoje e o amanhã".
12. "Perdoa as nossas dívidas,
assim como perdoamos
aos nossos devedores."
assim como perdoamos
aos nossos devedores."
Sabemos que o perdão de Deus é a Graça que não merecemos. Pedir perdão por suas "dívidas" é o reconhecimento que você está devendo a Ele, que você é um pecador e que somente o perdão Dele é capaz de livrar você e lhe dar vida. A oração deve envolver essa consciência, além da compreensão que você necessita perdoar todos que também estão lhe devendo em qualquer área da sua vida, que falharam com você. Somente se perdoarmos, seremos perdoados!
13. "E não nos deixes cair em tentação,
mas livra-nos do mal,porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém."
A tentação é algo presente na vida de um crente. Somos tentados constantemente, mas Deus é o único que dá a capacidade para vencer a cobiça que há dentro de nós. É a Ele que devemos pedir a força para vencermos e fortalecermos nossa fé e que nos livre do mal, no caso, o pecado!
Por fim, Jesus relembra o reconhecimento de Deus como Rei, como o dono do poder e da glória, assim como a eternidade de DEUS: "para sempre".
Uma releitura seria: " minha natureza me leva a pecar, Deus, mas nos der forças para vencer o pecado, pois reconheço e confirmo teu Reino por toda a eternidade".
Comentários
Postar um comentário